Estagio de observação
Alunos: Fabio Arruda Xavier e William D' Andrea
Introdução
Colégio José Aloísio Aragão, APLICAÇAO
Talvez o colégio Professor não seja muito conhecido na cidade. O que muitos não sabem é que este é o colégio de Aplicação. A fama e o prestígio do colégio de Aplicação de Londrina é algo indiscutível. Muitas pessoas da cidade e da região já ocuparam suas salas de aula. Atualmente, o Aplicação oferece 1250 vagas, entre os cursos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e, ainda, um curso técnico de Enfermagem. Além disso, o colégio é campo de estágio para alunos de graduação da UEL.
Pode parecer estranho, mas o Aplicação foi criado antes mesmo da Universidade, em 20 de junho de 1960, como Ginásio Estadual de Aplicação, anexo à Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina. Em 1967, passou a ser Colégio Estadual e, a partir de 19 de outubro de 1967, a ministrar o ensino secundário de 1° e 2° ciclos. Em 06 de novembro de 1969, com a criação da Universidade estadual de Londrina, foi transferido com todos os seus bens e equipamentos para a Universidade. Em 1979, foi inaugurado o colégio de Aplicação no Campus Universitário e, em 1980, iniciaram-se as atividades com alunos de 1ª a 4ª séries. Em 1984, tornou-se Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, Ensino de 1° e 2° Graus Regulares e Supletivo de Londrina. Funciona hoje como órgão suplementar da UEL, vinculado CECA e ao Departamento de Educação.
Com toda essa história e tradição, os pais vêem na escola uma alternativa pública de boa educação. Por ser um ambiente pequeno, a relação aluno professor torna-se mais próxima, o que pode melhorar o desempenho do estudante. Por isso, muitos desejam estudar no Aplicação
Sobre as aulas
Primeiramente gostaria de falar um pouco sobre o professor
Anderson Alex Mazieri , parece ser um bom professor , com domínio da matéria ,pena que demonstrou uma certa fragilidade em passar esse conhecimento para os alunos , não demonstrando ter domínio sobre as classes onde ele ministraria sua aulas
Nossa dupla observou as aulas que o professor, ministrou para as 5° series:
Aula 1
Dia 27/08/2007
Turma; 5° B
Tema da aula: Revisão para prova
Nesse dia o professor pediu para os alunos relerem o texto sobre relevo, e após essa leitura os alunos foram mandados aos alunos que respondesse um questionário no próprio livro, enquanto os alunos iam fazendo as atividades, o professor chamava um por vez para vistar os cadernos
Os temas que foram estudados para a prova foram
Minerais
Formação da terra
Tectonismo e deriva continental
O instrumento de ensino que o professor utilizou foi à lousa
Aula 2
Dia 28/08/2007
Turma 5°B
Tema da aula: revisão para a prova
Nesse dia o professor continua a revisão para a prova, mas agora dando, mas enfaze a que ia ser pedido nas questões da avaliação, havia também uma tentativa de responder as duvidas dos alunos, mas devido ao comportamento da sala de aula isso não
Foi possível
O instrumento de ensino; foi à lousa
Aula 3
Dia 28/08/2007
Turma 5°B
Tema da aula: Aplicação da prova
Foi nessa aula em que o professor aplicou a avaliação, a classe foi posta em fileiras e ate que houve certa obediência da turma para com o professor
No final da avaliação o diretor do colégio foi ate a sala de aula, e apresentou um gráfico com o desempenho da turma durante o bimestre, esse e um trabalho feito pelo colégio onde e feito um gráfico em forma de barras onde os alunos têm uma noção em que matérias eles estão devendo mais, eu achei muito interessante esse procedimento.
Aula 4
Dia 28/08/2007
Turma 5°A
Tema da aula: Revisão para a prova
Logo de inicio verificamos que esta e uma sala de aula onde o professor tem um maior domínio sobre os alunos, então foram mais fáceis para ele aplicar a reviso, houve uma maior dinâmica entre ele e a classe
Instrumento de ensino: foi à lousa
Aula 5
Dia 28/08/2007
Turma 5° A
Tema da aula: Aplicação da Avaliação
Foi feito o mesmo procedimento feito na outra 5° serie, durante a aplicação da prova o professor fica andando atravéz da sala de aula, e o geral os alunos ate os mais “apimentados”, ficam em concentração durante a aplicação da prova
Aula 6
Dia 24/09/2007
Turma 5° A
Tema da aula: Mapa dos Vulcões
Nessa aula o professor marcou a data de uma nova avaliação, posteriormente ficamos sabendo que no colégio a uma norma onde as avaliações são mensais
Após esse primeiro momento o professor fez utilizando a lousa uma breve introdução sobre o estudo dos vulcões no planeta, e também houve a apresentação de cartazes feitos pelos alunos, os alunos foram divididos em duplas, e cada dupla foi escolhido um vulcão para serem feito uns cartazes com as suas principais características, com isso o professor fez uma explicação de todos os vulcões
Instrumento de ensino: foi à lousa
Aula 7
Dia 24/09/2007
Turma 5° B
Tema da aula: mapa dos vulcões
Foi feito pelo professor o mesmo procedimento feito na outra sala de aula, mas como já explicado houve uma maior interação da classe, com o assunto
Instrumento de ensino: foi à lousa
Aula 8
Dia 26/09/2007
Turma 5° A
Tema da aula: vulcanismo
Nessa aula o professor continua a apresentação de cartazes feitos pelos alunos, mas houve um maior aprofundamento sobre o assunto, aspectos mais técnicos, como tipo de erupção, tipo de vulcão
Instrumento de ensino: foi à lousa e os cartazes feitos pelos alunos
Aula 9
Dia 26/09/2007
Turma 5 ° A
Tema da aula: revisão
Nessa aula o professor deixa na lousa montado um esquema de estudo onde de mostra todo o processo de vulcanismo
Instrumento de ensino: lousa
Aula 10
Dia08/10/2007
Turma 5° B
Tema da aula: revisão para a prova
Mesmo procedimento adotado não outra sala de aula
Instrumento de ensino: lousa
Em todas as aulas onde nos conseguimos fazer a observação, o livro didático que foi utilizado, foi o: GEOGRAFIA CRITICA, de Jose willian Vesentini e Vânia Vlach
veja mais
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário