NOMES:
Eliseu Santos da Silva
Fabio Arruda Xavier
Ferdinando Lisbôa Andrade
Thiago de Alencar Izabel
Titulo da aula: Comunicação por mapas
Introdução
A proposta desse trabalho, é confecção de um plano de aula para alunos da 5ª serie do ensino fundamental. Pela discussão do grupo e evidentemente pelo tema escolhido, esse representa um plano que equivale a cinco aulas de 50 minutos cada, com os seguintes tópicos a serem discutidos:
A linguagem Cartográfica, na qual, se fará uma introdução acerca da importância dos mapas para aprendizagem e concepções do espaço geográfico e ainda explicações teóricas sobre plantas, maquetes e mapas. Tudo isso seria explicado em uma aula de 50 minutos.
Na segunda seria realizada uma atividade no quais os alunos confeccionariam uma planta da sala de aula. Essas atividades seriam realizadas em duas aulas de 50 minutos cada.
A questão de orientação no espaço geográfico, pontos cardeais e da importância da escala na representação cartográfica, em aula de 50 minutos.
E por ultimo, na quinta aula, a aplicação de uma avaliação teórica.
Objetivos
Levar o aluno a compreensão ao realizar a leitura de um mapa, assim como de uma planta e de uma maquete no que se refere principalmente a questão de escala e de localização e também aprender a traduzir as informações contidas nessas representações, tais como a legenda, identificação de rios, relevos, cidades, áreas rurais, dentre outros. No geral objetiva-se que o aluno saiba se orientar tanto com um mapa na mão, como sem ele , através da orientação pelos pontos cardeais.
Desenvolvimento
A aula a ser exposta contempla o seguinte tema: Comunicação por mapas, e nela será abordada os seguintes assuntos:
Primeira aula - A linguagem Cartográfica, e noções teóricas sobre plantas, mapas e maquetes, cujo o intuito é levar o aluno a criar noções preliminares sobre representação cartográfica assim como noções para as atividades que serão realizadas nas outras aulas. O uso do material didático Trilha da geografia – A geografia no dia-a-dia: 5º série de Eustáqui de Sene e João Carlos Moreira serão usados como subsidio teórico> A explicação da linguagem cartográfica será teórica, escrevendo pontos importantes no quadro negro, e com a visualização e leitura do material didático citado acima.
Na segunda aula, os alunos representarão a sala de aula através da confecção de uma maquete, com o uso dos seguintes materiais: caixas de papelão, caixas de fósforo, barbante, tesoura, cola. A maquete como representação do espaço real, tem importância na identificação e principalmente na visualização numa escala relacionada a proporção do espaço geográfico. Feito a maquete, será pedido que construam uma planta da sala de aula, baseando-se na própria maquete feita.
Essas atividades serão realizadas em grupo, na própria sala de aula com a orientação do professor, coma duração de duas aulas de 50 minutos cada. Os 20 minutos da primeira aula seriam para explicações, com o intuito de leva-lo os alunos a entender e se orientar na construção tanto da maquete como da planta. Feito isso e feito os trabalhos, a quarta aula desse plano de aula é para explanação baseando-se nos próprios trabalhos feitos (maquete e planta), pelo qual se explicaria a importância das escalas na representação e orientação do espaço geográfico, sendo esclarecidos que “para mostrar bairros, ruas e avenidas são necessárias plantas” (MOREIRA e SENE, 2002), uma vez que os mapas, como por exemplo, o mapa-múndi, as cidades aparecem como pequenos pontos e por fim desenhando uma rosa dos ventos no quadro, explica-se-a, noções de pontos cardeais.
Materiais a serem utilizados
Livros didáticos;
Mapas, Globo Terrestre;
Para as atividades prática: caixas de papelão, caixas de fósforo, barbante, tesoura, cola, etc.
Avaliação
A avaliação consta no comportamento da sala, das atividades em grupo (maquete e planta) e da aplicação na quinta aula de 4 perguntas, cujo objetivo é avaliar o que o aluno conseguiu captar das aulas. As perguntas dissertativas serão entregues ao professor e elas estão descritas abaixo:
1. Com base nas atividades anteriores, responda com suas palavras qual é a diferença entre planta e maquete?
2. Por que em um mapa-múndi ou um mapa do Brasil as cidades viram pontinhos?
3.Por que é necessário indicar a direção norte nas plantas ou mapas?
4. Um de seus colegas esta a leste em relação a você. Em qual posição ele estará em relação a outro colega que está ao seu norte?
Referência
SENE, Eustaquio de e MOREIRA, João Carlos. Trilhas de geografia – A geografia no dia-a-dia: 5º série. São Paulo: Scipione, 2002
SIMIELLI, Maria Elena. Primeiros mapas. 2º ed. São Paulo: Ática, 1993.
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segunda-feira, 26 de novembro de 2007
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Um comentário:
Este plano de aulo me foi util.
Muito obrigado.
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